Movimentos de patentes dos EUA são 'profundamente mau "e vazou no tratado TPP


Tratado secreto mais polêmico do ano acabou de se tornar muito, muito público. WikiLeaks postou uma cópia integral das propostas de Parceria Trans-Pacífico a partir de agosto deste ano, revelando muitas disposições que só foram vistas por um pequeno grupo de lobistas e chefes de estado.  Nada no texto foi definitivamente acordado, mas oferece um olhar raro sobre o estado de um tratado que poderia travar em uma ampla gama de regras sobre o acesso à informação, patentes e hardware do consumidor.

Os críticos não perderam tempo em atacar o tratado, com IP reforma do grupo Knowledge Ecology International, foi chamando de "ruim para o acesso ao conhecimento, ruim para o acesso aos medicamentos, e profundamente ruim para a inovação." Muitas das críticas foi em focar seção de "execução" do tratado, que inclui linguagem que os críticos dizem que espelha disposições similares da polêmica SOPA da América e as contas do ACTA. Isso inclui disposições que estendem direitos autorais de cópias temporárias de mídia, e outros que colocam aplicação especificamente sobre ISPs locais. Outras provisões iria aumentar os controles de software e no hardware do consumidor. "As disposições anti-evasão parece cimentar as piores partes da lei anti-telefone-desbloqueio que vimos este verão", diz Matt Wood, diretora de políticas da Free Press. "Nós não podemos mudar a lei dos EUA, se estamos presos a esses acordos internacionais."

Além das disposições IP, muitas das batalhas de ver os EUA sozinho lutando por medidas mais fortes de patentes sobre produtos farmacêuticos, enquanto outros países trabalham para termos e políticas menos restritivas. Uma proposta dos EUA iria atrasar a entrada de medicamentos genéricos no mercado se a campanha da patente ou do marketing se reuniram com "um atraso excessivo" do processo de aprovação. Canadá, Nova Zelândia e Japão se opõem à disposição, vendo-a como uma manobra simples pelas empresas farmacêuticas para ampliar suas patentes. Outra proposta dos EUA que oferecem as empresas de "exclusividade de dados", impedindo os reguladores do uso de dados estabelecidos para registrar medicamentos genéricos, atrasando ainda mais a entrada de alternativas genéricas para medicamentos patenteados.

Outras propostas vão mais longe do que simplesmente estender termos de patentes, buscando ampliar o alcance do sistema de patentes em geral. Uma passagem particularmente controverso, proposto por os EUA, "faria patentes disponível para invenções para o seguinte:. Plantas e animais" Uma outra linha permitiria patentes sobre "métodos de diagnóstico, terapêuticos e cirúrgicos para o tratamento de seres humanos ou animais" - essencialmente uma patente sobre procedimentos médicos, sociedades médicas algo que sempre se opôs.

Há algumas boas notícias. Estas propostas ainda são apenas propostas, e tendo sido recebida com oposição generalizada de outras nações, não está claro se algum deles vai fazê-lo no acordo final. Os EUA já retirou muitas das suas propostas mais controversas, incluindo provisões para as patentes de "novas formas de substâncias conhecidas" e a eliminação de "pré-concessão de oposição" medidas contra o abuso de patentes, sendo que ambos tinham tirado a crítica internacional.

Ainda assim, muitos têm tomado o vazamento como uma oportunidade para questionar por que os documentos eram secretos, em primeiro lugar. Embora muitas das revelações pode ser visto como embaraçoso para os EUA ou outros países, eles são dificilmente fora de sintonia com disposições semelhantes na legislação da proposta. Ao mesmo tempo, mantendo os documentos secretos tem alimentado dúvidas sobre a legitimidade do próprio processo. "Qualquer estado da assinatura de um acordo de comércio internacional vinculativo sem o voto dos representantes informadas e um texto aberto não é uma democracia", disse OpenITP codificador Eleanor Saitta em resposta ao recente vazamento. "Eu não digo isso como uma posição retórica. Ele não é. É uma declaração sobre a definição básica de democracia".

  

Postagens Relacionadas

Diversos 7696910708691460006

Postar um comentário

emo-but-icon

Conheça nossos serviços:



Trabalhe conosco!

Processo seletivo Q1 2014


Se quiser ser voluntário, participe do processo seletivo Q1 2014 visitando a página oficial

Top Semanal

item