WikiLeaks publica projecto secreto ''Parceria Trans-Pacífico''
http://tesimes.blogspot.com/2013/11/wikileaks-publica-projecto-secreto.html

WikiLeaks publicou um rascunho que vazou de um acordo de comércio internacional, o segredo que poderia criar leis mais rígidas que regem direitos autorais digital e liberdade de expressão. O capítulo vazado fala sobre os direitos de propriedade intelectual, e faz parte de um acordo mais amplo chamado de Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP), que tem estado em obras há vários anos entre os EUA, Canadá, Austrália, Japão e vários outros países.
Embora o projecto está a ser escrito em segredo, há rumores de estar se movendo em direção a uma via rápida no Congresso. Alguns detalhes do acordo foram divulgados no passado, mas hoje veio a partir de um projeto bastante recente, datada de 30 de agosto de 2013 - é também o único a detalhar quais países estão em apoio das quais propostas.
O Sydney Morning Herald recebeu uma antevisão do projecto vazado, e observa que incide sobre interesses federais e corporativos dos Estados Unidos, enquanto grande parte ignorando os direitos e interesses dos consumidores. "Podia-se ver o TPP como lista de natal e de desejos para grandes corporações" Matthew Rimmer, um especialista em direito da propriedade intelectual, diz o Herald. "Hollywood, a indústria da música, as grandes empresas de TI, como Microsoft e do setor farmacêutico seriam todos muito felizes com isso."
O TPP também permitiria patentes farmacêuticas para ser expandido, relata o Herald. "As propostas da administração de Obama são os piores - o mais prejudicial para a saúde - já vimos em um acordo comercial dos EUA até à data," Peter Maybarduk, diretor de acesso global ao consumidor grupo de defesa da Public Citizen para o programa de medicamentos, diz em comunicado. "E em breve está prevista a administração a propor termos TPP adicionais que trancam americanos em preços elevados para medicamentos contra o câncer por muitos anos."

